Como usar o Tiktok de forma estratégica no meu negócio?
Cada vez mais presente no universo de quem utiliza redes sociais, o Tiktok é um aplicativo de criação de vídeos, na maioria dos casos, divertidos, curtos e com algum tipo de trilha sonora.
O app está entre os mais baixados do mundo na Apple Store e no Google Play Store, superando Facebook e Instagram e perdendo apenas para o WhatsApp.
De propriedade da gigante chinesa da internet ByteDance Inc., o Tiktok tem mais de 500 milhões de usuários em seu país de origem. Um estudo da Infobase Interativa mostra que a empresa já representa a quarta maior rede social do mundo em número de usuários, com 1,5 bilhões de usuários mensais.
Diante de números impressionantes e de um possível futuro promissor, fica a pergunta:
Como usar o Tiktok no meu negócio?
De acordo com a empresa de análise de influenciadores Captiv8, 69% dos usuários do TikTok têm entre 14 e 26 anos.
O seu público se encontra nessa faixa de idade? Essa é uma pergunta primordial, pois não adianta está na rede se a sua marca não for conversar com ninguém.
Mas também precisamos pensar que essas pessoas irão envelhecer, bem como com o crescente número de adeptos ao Tiktok, essa faixa etária poderá se expandir.
Diante disso, é importante ficar de olho e observar quando é o melhor momento para estar na rede, de forma estratégia e com objetivos definidos.
Outro ponto negativo, na data em que esse post foi escrito, é que não há, como no Facebook, formatos publicitários e métricas bem definidas no Tiktok. São poucas as maneiras de direcionar sua estratégia para um público personalizado.
As mais usadas são as em formato de desafio, muito populares na rede, ou com o uso de hashtags. Grandes marcas como Toddy e Avon, já usaram a rede para a promoção de campanhas usando esses formatos.
De acordo com o Anish Dalal, executivo-chefe da empresa de marketing digital Sapphire Apps Media, O TikTok já está testando uma ferramenta, que permitirá a qualquer marca comprar anúncios na plataforma.
Influenciadores
O mapeamento de influenciadores que tenham afinidade com seus valores e objetivos e estejam conseguindo projeção na rede também pode ser eficaz em seu planejamento. Sua marca pode propor parcerias ou mesmo contratar o influenciador para uma campanha específica.
Mesmo se o seu negócio não faça parte do Tiktok nesse momento, não perca a rede de vista e fique atento ao seu crescimento. É previsto pelo mercado de marketing, que o Tiktok seja cada vez mais relevante e expanda o seu público em 2020.