Briefing: o que é e como fazer?
A maioria dos profissionais de marketing ou de qualquer outra área estratégica já se fez essa pergunta: O que é um briefing? Como fazer?
Respondendo a primeira questão, o briefing é um documento elaborado entre as partes envolvidas em um projeto para coletar informações importantes para o planejamento e execução da estratégia traçada. Ele funciona como um guia para que a comunicação entre as partes seja realizada com o menor ruído possível, além de auxiliar na tomada de decisões.
O briefing também é um instrumento muito importante para a organização do projeto, pois ele reúne em um só documento as informações mais importantes para a execução das atividades. Esse documento é muito usado para direcionar o trabalho por área, por exemplo: planejamento, criação, mídia, etc.
Mas como fazer um briefing?
Fazer um bom briefing consiste em elaborar perguntas que irão nortear o projeto a ser desenvolvido, desde a questões simples como o nome da empresa a questões mais detalhadas, como por exemplo, hábitos de consumo do público-alvo.
Aqui, deixaremos um exemplo de briefing para o desenvolvimento de sites, contemplando toda a parte estratégica, de conteúdo e design. Leia com atenção e coloque em prática esse conceito tão importante para a organização de projetos.
Briefing – Desenvolvimento de site
1 – Qual o principal objetivo do site?
2 – Qual a mensagem mais importante o site deve transmitir ao visitante?
3 – Conte sobre o negócio de sua empresa, seu objetivo e o mercado onde atua.
4 – Quais são os pontos fortes e fracos do negócio? Por quê?
5 – Que tipo de produtos/serviços sua empresa oferece? Liste todos.
6 – O que diferencia você de seus concorrentes (preço, qualidade, serviços, etc.)?
7 – Se possível, informe o website de seus principais concorrentes.
8 – Qual é o público-alvo/persona do negócio? Descreva interesses, necessidades e o que mais souber a respeito desse público.
9 – O que o site deve oferecer ao seu público-alvo/persona?
Conteúdo
10 – Qual a mensagem que melhor descreve a atuação do seu negócio?
11 – Descreva os conteúdos que deverão ser inseridos em seu site (história da empresa, descrição de serviços, etc). Valorize os detalhes.
12 – Qual a imagem a ser transmitida para os usuários? (Tradicional, moderna, sofisticada, infantil, descontraída, etc,)
13 – Qual a Documentação disponível? (logotipo, boas fotos, etc).
Design
14 – Existem padrões existentes, como logotipos e cores, que devem estar presentes?
15 – Liste até 3 websites que você considere interessantes, informando o que especificamente lhe agrada neles.
16 – Liste até 3 websites que você considere desagradáveis, informando o que especificamente lhe desagrada neles.
17 – Cite 3 coisas que você adicionaria hoje mesmo em seu website.
18 – O que os visitantes devem fazer no site?
19 – Quais dados serão pedidos aos visitantes?
20 – Qual o principal problema você identificava no seu antigo site
21 – O que mais gostava no antigo site?
22 – Informe as funcionalidades que você deseja no novo site (cadastro para newsletter, chat, integrado as redes sociais, etc).
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