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Como fazer um briefing

Briefing: o que é e como fazer?

A maioria dos profissionais de marketing ou de qualquer outra área estratégica já se fez essa pergunta: O que é um briefing? Como fazer?

Respondendo a primeira questão, o briefing é um documento elaborado entre as partes envolvidas em um projeto para coletar informações importantes para o planejamento e execução da estratégia traçada. Ele funciona como um guia para que a comunicação entre as partes seja realizada com o menor ruído possível, além de auxiliar na tomada de decisões.

O briefing também é um instrumento muito importante para a organização do projeto, pois ele reúne em um só documento as informações mais importantes para a execução das atividades. Esse documento é muito usado para direcionar o trabalho por área, por exemplo: planejamento, criação, mídia, etc.

 

Briefing: o que é e como fazer?

Mas como fazer um briefing?

Fazer um bom briefing consiste em elaborar perguntas que irão nortear o projeto a ser desenvolvido, desde a questões simples como o nome da empresa a questões mais detalhadas, como por exemplo, hábitos de consumo do público-alvo.

Aqui, deixaremos um exemplo de briefing para o desenvolvimento de sites, contemplando toda a parte estratégica, de conteúdo e design. Leia com atenção e coloque em prática esse conceito tão importante para a organização de projetos.

 Briefing – Desenvolvimento de site

1 – Qual o principal objetivo do site?

2 – Qual a mensagem mais importante o site deve transmitir ao visitante?

3 – Conte sobre o negócio de sua empresa, seu objetivo e o mercado onde atua.

4 – Quais são os pontos fortes e fracos do negócio? Por quê?

5 – Que tipo de produtos/serviços sua empresa oferece? Liste todos.

6 – O que diferencia você de seus concorrentes (preço, qualidade, serviços, etc.)?

7 – Se possível, informe o website de seus principais concorrentes.

8 – Qual é o público-alvo/persona do negócio? Descreva interesses, necessidades e o que mais souber a respeito desse público.

9 – O que o site deve oferecer ao seu público-alvo/persona?

Conteúdo

10 – Qual a mensagem que melhor descreve a atuação do seu negócio?

11 – Descreva os conteúdos que deverão ser inseridos em seu site (história da empresa, descrição de serviços, etc). Valorize os detalhes.

12 – Qual a imagem a ser transmitida para os usuários? (Tradicional, moderna, sofisticada, infantil, descontraída, etc,)

13 –  Qual a Documentação disponível? (logotipo, boas fotos, etc).

Design

14 – Existem padrões existentes, como logotipos e cores, que devem estar presentes?

15 – Liste até 3 websites que você considere interessantes, informando o que especificamente lhe agrada neles.

16 – Liste até 3 websites que você considere desagradáveis, informando o que especificamente lhe desagrada neles.

17 – Cite 3 coisas que você adicionaria hoje mesmo em seu website.

18 – O que os visitantes devem fazer no site?

19 – Quais dados serão pedidos aos visitantes?

20 – Qual o principal problema você identificava no seu antigo site

21 – O que mais gostava no antigo site?

22 – Informe as funcionalidades que você deseja no novo site (cadastro para newsletter, chat, integrado as redes sociais, etc).

Gostou do nosso briefing? Quer contribuir? Escreva pra gente aqui nos comentários e deixa sua colaboração.

 

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