4 dicas para criar os melhores textos institucionais para o seu site
O Conteúdo Institucional mudou. Não basta apenas apresentar missão, valores, visão, história da empresa, equipe, etc. Sites modernos e projetados estrategicamente devem mostrar porque e de que forma a empresa/instituição pode ser importante para o cliente. Um bom texto institucional precisa explicar, de forma sucinta, os serviços e produtos, como a empresa trabalha, quais os métodos e diferenciais que a fazem única.
Pense que o tempo de um usuário dentro de um site é precioso. Não se pode deixar que ele vá embora sem, pelo menos, entender de que forma a empresa atua. Se isso acontecer, significa que você perdeu a chance de conquistar um novo cliente ou de fortalecer a sua marca.
Produzir conteúdo institucional dessa nova maneira não é uma tarefa fácil, já que ela é uma parte, muito importante, do projeto de construção do site. O conteúdo também precisa ser inserido na arquitetura da informação de uma página. Não se deve pensar a elaboração do conteúdo separado do layout.
Para facilitar a sua vida no momento de planejar o conteúdo institucional da sua empresa, seguem 4 dicas valiosas para construir textos inovadores, que dialoguem com seus clientes:
1 – Crie um padrão de linguagem
Esse é um item de extrema importância, não só para a construção do conteúdo institucional, mas para todas os canais da empresa, como por exemplo, redes sociais, e-mail marketing, etc. Ele deve refletir de forma fiel a personalidade da empresa e ajudar a criar uma padronização.
Para ter sucesso nessa criação, é fundamental que a empresa conheça o seu público e sincronize essa informação com os pilares da marca. Por exemplo, não é adequado escrever um texto muito formal se o seu público-alvo são pré-adolescentes. Nesse caso, haveria um ruído na comunicação e os dois envolvidos não conseguiriam dialogar.
Vale lembrar que a construção desse padrão de linguagem deve sempre ser real e humana, nada de conteúdos automatizados ou robotizados. O bom relacionamento com o público começa quando o usuário sente que está no lugar certo, para acessar as informações que procura.
2 – Planeje o conteúdo junto com o projeto do site
Como já adiantamos, há uma grande perda estratégica e institucional quando a construção do site não é pensada em conjunto com o conteúdo. Imagine um site de um parque infantil com um layout divertido, colorido e com uma linguagem muito formal, que não acompanha o visual da página? Como os usuários iriam se comportar nesse site? Provavelmente ficariam desmotivados a navegar e procurariam outra opção.
E é justamente isso o que acontece com muitos sites por aí. A empresa oferece um bom serviço ou produto, mas não consegue se comunicar com o público e, consequentemente, perde vantagem competitiva na rede. Vale lembrar que sites ruins são penalizados pelo Google, mesmo que você pague por anúncios.
3 – Use critérios de SEO
Para que o site da empresa seja bem ranqueado pelo Google é preciso que o seu conteúdo siga algumas recomendações. Por exemplo, é preciso fazer uma busca pelas palavras-chave mais utilizadas dentro do seu segmento, estar atendo a arquitetura do site, ou seja, o conteúdo precisa estar no lugar estrategicamente definido dentro da página. Outro item importante é a questão da escaneabilidade, assim o usuário ao passar o olho pela sua página conseguirá saber do que se trata.
Escrever de forma simples, correta e objetiva. Não escrever frases ou parágrafos muito longos, utilizar sinônimos, links internos e externos e, o mais importante, jamais copie conteúdo de outras páginas, pois o Google valoriza a originalidade do texto e pune as páginas que apenas replicam conteúdo.
4 – Construa credibilidade com o uso dos depoimentos
Um material valioso para compor o conteúdo institucional de um site é o depoimento de clientes/parceiros. Com eles é possível reforçar a imagem e a segurança da empresa com base nos trabalhos já realizados. Mas atenção, é importante que esses depoimentos sejam curtos, diretos e identificados.
Você já deve ter ouvido por aí que no marketing digital o conteúdo é rei, não é mesmo? E essa afirmação pode dizer muito sobre o sucesso da sua estratégia digital, que passa, é claro, pelo seu conteúdo institucional. Sendo assim, considere todas as informações passadas por esse texto e faça uma reflexão:
Minha empresa/instituição está usando o conteúdo de forma inteligente e estratégica?