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Por que minha loja virtual não vende? Veja 5 motivos

Por que minha loja virtual não vende? Veja 5 motivos

Essa é uma pergunta que muitos empreendedores se fazem. E é por meio dela que podemos encontrar a solução para a falta de vendas em sua loja virtual.

Pense em alguém que investiu tempo, dinheiro, expectativas em um novo projeto e que não consegue ver o resultado de todo esse esforço sendo convertido nas tão sonhadas vendas. Frustrante, não é mesmo?

Existem por aí muitos entusiastas sobre vender produtos e serviços online. Nós, aqui da Omni, também acreditamos nesse promissor mercado e no cenário favorável para as vendas na internet. Inclusive, temos um post que demonstra 8 vantagens para investir em uma loja virtual. Mas o que precisa ficar claro é que vender por meio de um e-commerce não torna o seu trabalho mais fácil. É preciso preparo, planejamento, conhecer bem o seu público e testar maneiras de atingi-lo. E claro, tudo isso não é feito do dia para a noite.

Sendo assim, vamos aos 5 pontos do porquê sua loja virtual não vende:

1 – Tempo:

Como já alertei no parágrafo anterior, salvo algumas raras exceções, não se atinge uma boa taxa de vendas rapidamente. Além de todas as questões relacionadas ao bom funcionamento da loja virtual, também podemos esbarrar na falta de credibilidade e confiança que podem acompanhar uma nova marca. Isso pode impedir que o cliente faça a compra, coloque seus dados, etc.

Uma possível solução para essa questão é deixar as informações da loja acessíveis, por exemplo, adicionar na home o endereço físico, o CNPJ da empresa, telefone para contato e depoimentos de clientes. Investir em um certificado e selos de segurança também são essenciais, além de formas de pagamentos já conhecidas e reconhecidas pela segurança.

2 – Tráfego insuficiente

É interessante repararmos como essas questões estão ligadas. Por exemplo, se o seu e-commerce ainda é desconhecido e sofre pela falta de confiança do público, uma outra forma de torna-lo mais conhecido é aumentar o tráfego em seu site.  De acordo com o site ecommerce na prática, a taxa de conversão média das lojas virtuais no Brasil é de 1%. Isso quer dizer que, de cada 100 visitantes, um irá concluir a compra.

Uma solução para aumentar esse tráfego, com qualidade, ou seja, direcionando o público certo para o seu site, é investir em anúncios patrocinados no local em que seu público se encontra. Por exemplo, Facebook, Instagram, Google, etc. Outra opção é investir em marketing de conteúdo e parcerias para gerar tráfego orgânico.

3 – Preço:

O preço do produto ou serviço que você oferece também pode ser um fator determinante para sua loja virtual não vender bem. É importante, antes de estabelecer sua tabela de preços, verificar junto a concorrência os preços que estão sendo praticados no mercado e construir o valor do seu produto de forma coerente. Lembre-se que oferecer o menor preço do mercado nem sempre é uma boa estratégia, já que, dependendo do que você oferece, pode passar a mensagem de pouca qualidade.

4 – Frete x abandono do carrinho:

O abandono de carrinho é uma das maiores frustrações de quem vende pela internet. Afinal, você atingiu o consumidor, ele colocou seu produto no carrinho de compras, mas não finalizou.  A pergunta que fica é por quê?

Bem algumas das respostas são: por mais bizarro que possa parecer, existem pessoas que fazem isso por puro prazer de simular uma compra de algo que deseja muito, mas não tem como adquirir no momento.

Uma outra justificativa é o valor do frete. Alguns compradores só se atentam para essa questão no momento do pagamento e, caso o preço seja alto ou pouco vantajoso, optam por encerrar a compra. Uma opção para tentar diminuir o abandono do carrinho é oferecer frete grátis a partir de um determinado valor.

Assim, o seu cliente pode pensar em adquirir mais algum produto para ser contemplado com o frete grátis e finalizar a compra. Além de diminuir o abandono do carrinho, essa estratégia também ajuda a aumentar o ticket médio de sua loja virtual.

5 – Questões técnicas

É muito importante verificar se sua loja está funcionando perfeitamente. Se os passos até a finalização da compra são realizados com facilidade e rapidez, bem como se a sua loja virtual está adaptada a todos os tamanhos de telas para atender quem acessar pelo celular, computador, tablete, etc.

De acordo com o site PagSeguro, no Brasil mais de 80 milhões de pessoas fazem compras pela internet. Dessas, cerca de 66% compram via smartphone.

Dica preciosa

Durante todo esse texto falamos sobre os motivos pelos quais sua loja virtual não vende. Mas quero chamar sua atenção com essa dica para o cuidado e tratamento especial que você precisa ter com o seu cliente após a venda. Não deixe que ele se esqueça de você, tenha uma estratégia para alimentá-lo com conteúdo de ofertas, promoções exclusivas, lançamentos, etc. Tenha em mente que adquirir um novo cliente tem um custo bem maior do que fidelizar um cliente que já comprou com você. E o melhor, esse cliente ainda pode virar um propagador ou advogado de sua marca. Pense nisso!

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