23 perguntas essenciais para a construção do Branding
Antes de apresentarmos as 23 perguntas essenciais para a construção do Branding, vamos explicar o que é e sua importância na organização e planejamento da sua empresa.
De acordo com especialista em gerenciamento de marcas, José Roberto Martins, em seu livro ‘Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas’, o Branding é “o conjunto de ações ligada à administração das marcas. São ações que, tomadas com conhecimento e competência, levam as marcas além da sua natureza econômica, passando a fazer parte da cultura, e influenciar a vida das pessoas. Ações com a capacidade de simplificar e enriquecer nossas vidas num mundo cada vez mais confuso e complexo”.
Atualmente, quando se pensa em marca, pensamos em personalidade. As pessoas querem se reconhecer e serem reconhecidas por meio das marcas que fazem uso.
A marca é a base para a criação de relacionamentos – ligação emocional e afetiva. A marca não é apenas um logo. É o que as pessoas pensam e sentem.
O Branding mostra para os consumidores quem é o produto. Influencia sobre as percepções, sobre a qualidade do produto, a origem, o preço a exclusividade e até mesmo a honestidade da marca.
Ao dar uma marca a um produto ou serviço é necessário ensinar aos consumidores quem é o produto. Dando um rótulo e utilizando outros elementos para identificar do que esse produto é capaz.
Bom diante dessas primeiras explicações vamos ao prometido:
Confira as 23 perguntas essenciais para a construção do Branding
Podemos dividir a construção do Branding em três etapas:
- Como Organização;
- Como Pessoa;
- Como Produto.
Como Organização, precisamos refletir e responder as seguintes perguntas:
1 – Qual o propósito principal da minha marca?
2 – Quais são os valores e sentimentos?
3 – O que a organização acredita e defende?
4 – Como a marca pode contribuir para um mundo melhor?
5 – Quais os seus limites?
Como Pessoa:
6 – Qual a história da criação da marca? Suas aspirações, desafios desde o nascimento?
7 – Como essa marca deseja ser reconhecida?
8 – Quais traços da personalidade da marca devem ser enfatizados?
9 – Qual é a cultura da marca?
10 – Qual é a linguagem e o tom de voz da marca?
11 – Como ela deseja se comunicar com seu público?
Como Produto:
12 – Como os produtos se encaixam na personalidade da marca?
13 – O que os produtos tem de único?
14 – Qual a característica mais marcante dos produtos/serviços?
15 – Como esses produtos/serviços reforçam o significado da marca?
16 – Qual a recompensa esses produtos/serviços oferecem?
17 – O que os valores podem dizer sobre os produtos/serviços?
Com base nessas informações, devemos criar a Essência da Marca, de cunho emocional, baseada em sentimentos. Emotiva, humana e intangível.
Para ajudar você nessa missão, seguem mais algumas perguntas:
18 – O que sua empresa faz?
19 – Como sua empresa faz?
20 – Para quem sua empresa faz?
21 – Qual será o aspecto emocional? Como a pessoa se sente ao consumir seu produto/serviço?
22 – Qual será o aspecto social? Como que a pessoa que consome a marca se sente perante a sociedade?
23- Qual será a Função da marca? O que a marca irá oferecer?
Não se esqueça também de listar os tradicionais itens: missão e visão (já tratamos dos valores no início do texto).
Conheça bem o público-alvo de sua marca, seus concorrentes e esteja antenado as frequentes mudanças no mercado.
Feito tudo isso é hora de colocar tudo no papel e organizar essas informações que serão muito úteis para todas as ações da empresa, desde ao planejamento de novos produtos/serviços, construção do site, identidade visual da empresa, campanhas publicitárias etc. Clique aqui e confira dicas para criar textos institucionais.