Dicas para escolher a melhor hospedagem para o seu site
Ter uma presença online é importante para o sucesso de empresas. Ao iniciar um projeto, como sites institucionais ou lojas virtuais, uma das primeiras dúvidas que surgem é em relação ao serviço de hospedagem. Existem inúmeras opções no mercado, mas como escolher a melhor hospedagem para o seu site?
A hospedagem é o serviço que armazena os dados de seu site e os disponibiliza para serem vistos em todo mundo, 24 horas por dia. Ou seja, é o responsável por permitir o acesso do público geral ao seu endereço virtual.
Na hora da escolha, é preciso avaliar bem as diferenças entre os diversos serviços e qual deles oferece de maneira mais aproximada o que você busca para o seu projeto.
E para te ajudar nesta escolha, listamos oito importantes pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher a melhor hospedagem. Vamos lá!
1 – Planeje o desenvolvimento do seu site
Antes de procurar o serviço de hospedagem ideal para o seu site, o mais importante é planejar o seu projeto. Converse com o seu programador para saber, antes de tudo, quais as especificações técnicas necessárias para o seu projeto. A elaboração de um bom briefing ajuda nesta etapa. Essas informações são extremamente importantes para definir a sua contratação.
Os requisitos mínimos de hardware e software exigidos para uma hospedagem WordPress, por exemplo, são:
- PHP versão 5.2.4 ou superior;
- MySQL versão 5.0 ou superior;
- Memória para o PHP de pelo menos 64 MB (Recomendável 256 MB para instalação de plugins);
- Módulo mod_rewrite ativo no apache para uso do recurso URL`s amigáveis;
- Servidor Apache ou Nginx;
- Plataforma Linux para máximo desempenho ou, então, Windows com certas limitações e dependências.
Observação: Esses são os requisitos mínimos para um site em WordPress. Tudo vai depender do seu projeto, dos plugins e recursos necessários.
2 – Armazenamento
Dependendo do projeto do seu site, você terá uma noção se precisará de muito ou pouco espaço de armazenamento para os seus arquivos. É sempre recomendável que você contrate um serviço de hospedagem que vá além de suas necessidades de armazenamento. Certifique-se que a empresa de hospedagem ofereça uma quantidade suficiente para você não passar sufoco com falta de memória.
Hoje você pode ter um site pequeno, mas e se o projeto crescer daqui um tempo? Procure empresas que permitam que você migre, sem esforço, de um plano para outro, com várias possibilidades de armazenamento. Se, neste momento, você precisa de pouco espaço, opte por planos mais econômicos e economize dinheiro.
Caso o seu serviço de hospedagem tenha espaço em disco ilimitado, fique relaxado quanto a esse fator!
3 – Tráfego
Existem muitos serviços de hospedagem que possuem limite de trafego mensal. Isso significa que após o limite de acessos, provavelmente o seu site sairá do ar! Tenso, não? Então fique atento às informações oferecidas pelas empresas para garantir uma quantidade de tráfego de dados ilimitado para não correr o risco de ficar na mão. Normalmente, as empresas que limitam a quantidade de visitantes colocam essa ressalva em letras bem pequenas!
4 – Segurança dos dados
A verdade é que nunca estamos livres dos imprevistos. Então, certifique-se que o seu provedor consegue diminuir os riscos e proteger os seus dados por meio de um sistema eficiente de backups constantes. Assim, mesmo com possíveis problemas você consegue recuperar os dados e manter o seu site no ar. Imagine o prejuízo de uma loja virtual, por exemplo, caso fique vários dias fora do ar. Ou, então, se aquele potencial cliente resolver procurar o seu serviço justo na hora de uma pane em seu site. Não vale a pena correr o risco.
5 – Suporte Técnico
A função do suporte de um serviço de hospedagem vai muito além de apenas tirar dúvidas. O principal objetivo é auxiliar caso o serviço apresente problemas. Por exemplo: imagine se você perde acesso ao painel de administração do seu site por meio de uma modificação realizada de maneira errada. O caminho mais rápido de de solucionar esse problema é entrando em contato com o suporte. Um suporte técnico de qualidade oferece atendimento 24 horas, sete dias por semana.
6 – Velocidade de carregamento
A velocidade de carregamento do seu site é fundamental. Tanto que o próprio Google prioriza nas buscas aquelas páginas que carregam mais rapidamente. Sim, a velocidade do seu site é um critério de SEO. Vale destacar também que um site deve priorizar, sempre, a experiência para os seus usuários. Sites lentos irritam o usuário e fazem com que abandone a página. Verifique se o serviço de hospedagem oferece uma boa velocidade de carregamento.
7 – Sistema de gerenciamento
Procure alguma empresa que tenha um sistema de gerenciamento de conteúdo intuitivo e fácil de lidar. Dê preferência para hospedagem que disponibilizam o famoso “cPanel”.
O cPanel é o painel de controle dedicado a serviços de hospedagem de sites mais popular e usado no mundo. Sua natureza intuitiva no gerenciamento de qualquer atividade relacionada ao serviço de hospedagem de um site é um dos pontos mais fortes do sistema. Tudo o que o usuário pode mexer, configurar e interagir está disponível logo na primeira página da interface de entrada.
Uma notícia boa é que o cPanel dispensa qualquer tipo de conhecimento na área de programação para poder operá-lo. O usuário simplesmente precisa saber a definição de cada uma das suas abas de acesso para mexer nas funções do painel.
O cPanel ajuda nas questões básicas e até mesmo quando é necessário executar tarefas um pouco mais técnicas, com um conhecimento avançado de programação.
8 – Cuidados com as revendas de hospedagem
Por último, vale fazer um alerta. É muito comum encontrar empresas que fazem a revenda de serviços de hospedagem. Como funciona: uma empresa X adquire um plano de revenda de hospedagem com um determinado espaço em disco e tráfego mensal. Esta empresa então “fatia” este plano e comercializa para outras várias empresas. Ou seja, você acaba tendo acesso a recursos limitados e compartilhados, além de uma péssima flexibilidade na hora configurar o seu servidor.
Outro ponto negativo é que, muitas vezes, as revendas não possuem um serviço de suporte eficiente. Se o seu site ficar fora do ar (seja lá por qual motivo), você vai querer que seu problema seja resolvido o quanto antes. Imagine depender de uma empresa sem estrutura e pouco conhecimento técnico.
Conclusão
Antes que contratar o serviço de hospedagem, faça uma boa pesquisa. Lembre-se dos pontos que trouxemos neste post. Atualmente, existem diversos serviços de hospedagem diferentes e você precisa entender profundamente quais são as suas necessidades. Assim, você poderá contratar o plano que mais se encaixa com o seu perfil e projeto.