8 vantagens para investir em uma loja virtual
Vender pela internet já é uma realidade de muitos empresários no Brasil e representa muitas vantagens. Nesse texto vamos apresentar 8 vantagens para investir em uma loja virtual.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio eletrônico (ABComm), neste ano o faturamento das lojas virtuais brasileiras poderá chegar a R$ 106 bilhões, representando um crescimento de 18% em relação a 2019. Ainda segundo a associação, até o final de 2020 serão mais de 135 mil lojas virtuais ativas no país, sendo que a maioria das transações ocorrerão via smartphones.
Mas atenção! Ao contrário do que se vê por aí, ter uma loja virtual não é tão simples quanto parece e vai exigir muita dedicação. Controlar toda a parte de planejamento, logística, vendas, marketing e relacionamento com o consumidor são alguns dos pilares que merecem atenção especial para o sucesso do negócio.
Confira 8 vantagens para investir em uma loja virtual:
1 – Investimento de abertura e manutenção mais baixo
Comparado a uma loja física, o investimento em uma loja virtual é muito mais baixo. No e-commerce não é preciso investir em um bom ponto comercial, custos com instalações da loja, vitrines, placas, etc. A manutenção também pode ser simplificada ao registrar um domínio com o nome da loja, contratar uma boa plataforma para a administração de seu negócio e contar com uma equipe de apoio preparada para qualquer eventualidade.
2 – Maior alcance de consumidores
Com a loja virtual é possível alcançar mais futuros consumidores, pois não há um limite geográfico ou uma barreira espacial que impeça o cliente de ver e comprar seus produtos.
3 – Trabalhar com uma plataforma profissional
Muitas pessoas vendem online por meio de redes sociais como Instagram e WhatsApp. Embora essas redes representem boas estratégias para vendas, elas não passam credibilidade e segurança para uma marca como um e-commerce, que tem como base uma boa plataforma de administração e relacionamento com o cliente (aliás, não deixe de conferir nosso post com 6 dicas para melhorar a segurança de seu e-commerce). Sem contar que essas redes sociais pertencem a uma empresa, bem como todas as contas vinculadas a ela, ou seja, caso algumas dessas redes saia do ar ou tenha qualquer problema, sua estratégia de negocio enfrentará dificuldades.
4 – Vendas 24 horas
Uma das vantagens mais competitivas das lojas virtuais é poder realizar vendas a qualquer horário ou dia da semana. Mesmo que não esteja ninguém trabalhando no momento, a compra pode ser realizada perfeitamente. Cliente e empresa se beneficiam dessa comodidade.
5 – Agilidade e organização no processamento de pedidos
Com o auxilio de uma plataforma de e-commerce você pode gerenciar de forma automatizada seu estoque e o andamento dos pedidos, mantendo seu cliente informado sobre cada alteração no status da compra.
6 – Integração com outros canais:
Ao trabalhar com a loja virtual, é possível integrá-la a diferentes outros canais de venda e relacionamento com o seu público, como por exemplo, redes sociais, blogs, Correios, etc.
7 – Variedade nas opções de pagamento
Com a loja virtual você também pode oferecer diferentes formas de pagamento. Como por exemplo, ao trabalhar com um intermediador de pagamentos é possível oferecer as opções de débito automático, crédito, optar por um número máximo de parcelas com o sem o acréscimo de juros, boletos bancários e até aplicativos de pagamento.
8 – Melhoria no relacionamento com o cliente
Outro ponto forte é conseguir trabalhar o relacionamento com o seu cliente para que ele sempre volte a fazer novas compras, indique seu negócio ou, em alguns casos, venha se tornar um parceiro da marca. Para isso é importante saber analisar o que os dados de determinados clientes querem dizer e traçar estratégias assertivas de relacionamento.
Mas como dissemos no início desse texto, administrar uma loja virtual é um trabalho duro, que precisa de dedicação criatividade e atenção ao mercado.
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