Entenda o que é a taxa de rejeição de um site e como afeta os resultados
As métricas são extremamente importantes para avaliar se o planejamento e estratégia estão no caminho certo. E na hora de avaliar o desempenho de um site no Google Analytics, a taxa de rejeição (ou bounce rate) é um dos KPIS mais destacados nos relatórios. Mas, afinal, o que á taxa de rejeição e ela afeta ou não a posição de um site nos resultados do Google?
Para responder essa dúvida, de uma vez por todas, vamos explicar neste artigo como a taxa de rejeição afeta o seu desempenho com os seguintes tópicos:
- O que é Taxa de Rejeição?
- Taxa de rejeição é a mesma coisa que taxa de saída?
- Taxa de Rejeição alta é um problema?
- O taxa de rejeição faz alguma diferença no ranqueamento do Google?
- Como a taxa de rejeição pode afetar o seu site?
- O que fazer para diminuir a taxa de rejeição?
O que é Taxa de Rejeição?
A taxa de rejeição (ou bounce rate) é a métrica que avalia a quantidade de pessoas que acessaram um site e o abandonaram sem interagir em nenhuma das páginas.
Essa saída pode acontecer de diversas maneiras:
- Os usuários clicaram no botão “Voltar” no navegador;
- fecharam a página/aba;
- foram em um link para um outro site — dentro da sua própria página;
- digitaram um novo endereço;
- ficaram inativos por certo tempo (30 minutos, no padrão do Google Analytics).
Taxa de rejeição e taxa de saída são a mesma coisa?
Enquanto a taxa de rejeição, mostra quantos visitantes entraram e saíram de uma página, sem nenhuma interação, a taxa de saída indica quantos visitantes saíram em determinada página. São métricas diferentes, conceitos bem diferentes.
A taxa de rejeição está relacionada à página de entrada. Já a taxa de saída, como o nome indica, se relaciona com a página em que o visitante deixa o blog ou site.
Taxa de Rejeição alta é um problema?
Primeiramente, é importante lembrar que nem todas as páginas são iguais ou possuem os mesmos objetivos. Enquanto algumas são feitas para receber um alto volume de interações, outras não buscam isso.
Por exemplo, uma página de contato, com formulário, informações de contato, não tem a necessidade de registrar muita interação. O foco esta em preencher as informações de contato. Ao contrário, da Home (página inicial) do um site institucional, que precisa ser desenvolvida para o usuário ter mais interação ou acessar uma página interna ou clicar em um CTA (call-to-action).
Uma pesquisa da QuickSprout, de 2019, avaliou que o valor de uma taxa de rejeição pode depender também de de outros fatores, como mercado de atuação, objetivo do site, objetivo da página, etc.
Existem alguns números médios de acordo com o tipo de site. Veja os valores geralmente encontrados nos principais mercados:
- Varejo – 20 a 40%
- Landing pages simples – 70 a 90%
- Portais (exemplo: G1) – 10 a 30%
- Sites de serviço/FAQ – 10 a 30%
- Venda de serviços – 30 a 50%
- Sites de conteúdo – 40 a 60%
- Blogs – 70 a 98%
A taxa de rejeição faz alguma diferença no ranqueamento do Google?
De acordo com o Google, a taxa de rejeição não afeta a sua posição nos rankings de pesquisa. Ficou surpreso com a resposta? Pois é, existem algumas questões que esclarecem a questão.
Primeiramente, o Google Analytics pode ser a principal ferramenta de análise de dados, mas não é a única. É preciso ter o código de rastreio instalado no site para mensurar as métricas.
Outra questão, como já dizemos anteriormente, como medir um padrão de taxa de rejeição positiva se as páginas de um site podem ter objetivos diferentes? Apesar do algoritmo do Google ser um dos grandes mistérios da internet, seria pouco improvável definir uma regra geral para essa métrica.
O próprio tempo de visitação é um indicador vago demais, como afirma o próprio google. Como determinar a real experiência que o visitante teve? Um visitante pode passar 10 minutos na sua página porque está lendo algum conteúdo ou porque, simplesmente, começou a prestar atenção a outra atividade ou até se esqueceu da aba aberta no navegador.
Como a taxa de rejeição pode afetar o seu site?
Apesar de não interferir no ranquemaneto no Google, a taxa de rejeição pode indicar que o seu site está com dificuldade em reter visitantes. Se destaca no mercado as empresas que conseguem atrair o público e criar um relacionamento.
Com uma taxa de rejeição alta o trabalho de reter os visitantes é quase impossível. Como essas pessoas vão se interessar pelo que você produz se não passam nem da primeira página?
Nesse caso, a prioridade precisa ser identificar o que está fazendo com que o público perca interesse na sua mensagem e corrigir esses problemas rapidamente.
O que fazer para diminuir a taxa de rejeição?
Agora que você já conhece melhor a taxa de rejeição, vamos apresentar alguns meios de diminuí-la:
1. Foque na experiência do usuário
Sim, o usuário é rei. Todo site precisa ser desenvolvido com foco na experiência do usuário. Segundo as principais técnicas de UX, o site precisa ter foco em conversão e ser planejado em todos os detalhes. A disposição das informações, o cuidado com a seleção de cores, a clareza das informações, entre outros, irá interferir diretamente nos resultados.
Todas as páginas de um site precisam, obrigatoriamente, ser desenvolvidas para atrair o interesse do usuário.
2. Cuidado com os pop-ups
Vamos falar a verdade, é muito chato quando acessamos um site e precisamos fechar diversos pop-ups para conseguir ler o conteúdo. Nós sabemos que pop-ups são ótimos para conversão, mas é preciso ter moderação para não deixar sua página com cara de spam ou vírus.
O excesso torna a navegação difícil e interrompe o visitante, o que afeta negativamente a experiência com o conteúdo.
3. Insira CTA’s e formulários eficientes
Se o seu site tiver uma estratégia de call-to-action eficiente, que atrai a atenção dos visitantes, a interação será maior. Lembre-se, sempre, é preciso converter.
Cuidado, também, com os formulários que exigem o preenchimento de muitos campos. Peça, apenas, o fundamental. Formulário longo afasta o lead.
4. Crie conteúdo institucional atrativo
O seu conteúdo institucional também deve ser atrativo. Atualmente, muitas empresas investem na estratégia de marketing de conteúdo, mas acabam esquecendo do conteúdo institucional. Crie um padrão de linguagem e faça textos curtos e objetivos. Apresente os seus produtos ou serviços de forma eficiente.
5. Fique de olho na velocidade de carregamento
Quando uma página demora muito para carregar, a probabilidade do visitante abandoná-la é grande. Preocupe-se com a velocidade de carregamento do seu site.
6. Site responsivo
Aproximadamente 56% dos usuários navegam pela internet apenas por meio do telefone celular. Os dados são de uma pesquisa de 2019 do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Este já é um argumento mais do que decisivo para ter um site responsivo, ou seja, que se adapta automaticamente a todos os tipos de dispositivos (desktop, celular, tablet, entre outros).
Fique atento. A lista de boas práticas para diminuir a taxa de rejeição é grande e está sempre crescendo, afinal o algoritmo do Google é atualizado constantemente. É preciso ficar sempre atento e focar na experiência do visitante.