5 sinais de que o seu site está ultrapassado
O ambiente digital está sempre em transformação. Quando o assunto é a tecnologia web, as atualizações são constantes e muitas plataformas correm o risco de ficar ultrapassadas. Mas, por que é importante ter um site moderno e atual? Porque além do site ser a representação da empresa na web, as boas práticas estão em constante alteração. Em um mercado competitivo não há espaço para ficar atrás nos resultados. Neste artigo, vamos destacar 5 pontos que indicam que o seu site institucional está ultrapassado.
Seu site é Responsivo?
Aproximadamente 56% dos usuários navegam pela internet apenas por meio do telefone celular. Os dados são de uma pesquisa de 2019 do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Este já é um argumento mais do que decisivo para ter um site responsivo, ou seja, que se adapta automaticamente a todos os tipos de dispositivos (desktop, celular, tablet, entre outros).
Outro fator importante é o ranqueamento nos mecanismos de buscas. Desde 2018, a indexação do Google é baseada na versão mobile do seu site. Ou seja, se o seu site não é responsivo será fortemente penalizado nas pesquisas.
Foi desenvolvido com técnicas de SEO?
A sigla SEO (Search Engine Optimization), que em português quer dizer Otimização em Motores de Busca, é um conjunto de estratégias utilizadas para garantir o bom posicionamento do site nos mecanismos de pesquisas. Técnicas de SEO envolvem conhecimentos sobre o funcionamento dos buscadores e técnicas de redação para a web. A otimização aumenta, significativamente, as chances de um site ser encontrado nos buscadores.
Se o seu site não está otimizado para os buscadores, está ultrapassado.
Como é a usabilidade?
“O usuário é rei”. Esta frase resume bem o que queremos dizer sobre usabilidade. O conceito refere-se à experiência dos usuários que navegam pelo seu site. Usabilidade está totalmente ligada ao conceito de Experiência do usuário (User Experience – UX).
Segundo as principais técnicas de UX, o site precisa ter foco em conversão e ser planejado em todos os detalhes. A disposição das informações, o cuidado com a seleção de cores, a clareza das informações, a posição adequada do botão de ação, a velocidade de carregamento, entre outros, irá interferir diretamente nos resultados.
Todas as páginas de um site precisam, obrigatoriamente, ser desenvolvidas para atrair o interesse do usuário. O objetivo é manter o usuário o tempo suficiente para alcançar a conversão, seja a de gerar leads ou efetuar uma compra direta.
Como é a experiência dos usuários que chegam ao seu site?
É seguro?
Alguns fatores determinam se um site é seguro para navegar. O principal deles é a presença de um Certificado SSL (sigla para Secure Socket Laye). O Certificado SSL é uma camada de proteção que funciona como protocolo de conexão. Confere mais segurança à navegação e garante aos usuários que seus dados não serão alterados, forjados ou usados para outras finalidades. Outro fator importante, sites com o protocolo SSL são privilegiados nas pesquisas do Google.
Se o seu site é um e-commerce, a segurança virtual é vital. Já falamos desse assunto em um post anterior.
Qual a plataforma utilizada?
Existem inúmeras plataformas e ferramentas para desenvolver um site. Este, por exemplo, é desenvolvido em WordPress (Cerca de 35% de todos os sites do mundo são pela plataforma). Em post anterior, destacamos algumas vantagens do WordPress. A definição da melhor ferramenta para o seu site passa pelo planejamento do projeto.
Uma coisa é certa, se o seu site foi desenvolvido em Flash já passou (e muito) da hora de mudar. Abaixo, confira três razões simples que embasam esta afirmação:
- Flash exige plug-in para funcionar
- Flash não funciona em dispositivos móveis
- Flash não indexa bem no Google
Também é preciso cuidado com os famosos construtores que vendem a ideia do “faça você mesmo o seu próprio site”.
Então, está na hora de investir em uma nova presença na web para o seu negócio?